Associação de Atletismo da Guarda

Imprimido em 26-04-2024 19:16:30
Associação de Atletismo da Guarda
Edição de 16-10-2004
Versão original em: http://www.aag.pt/index.asp?idEdicao=51&id=1764&idSeccao=447&Action=noticia

SECÇÃO: Noticias

01 Março 2005
Foto
Mega Sprinter na Guarda

"A Escola em alta Velocidade"

Na sequência da Medalha de Prata de Francis Obikwelu nos Jogos Olímpicos de Atenas/2004 a Federação Portuguesa de Atletismo e o Ministério da Educação estabeleceram um protocolo, por um período mínimo de 4 anos - o correspondente a um Ciclo Olímpico - para a realização de um evento para detecção de novos valores na área da velocidade a nível Nacional.
Surge assim o Mega Sprinter - “a Escola em alta Velocidade” - da responsabilidade da Federação Portuguesa de Atletismo – Sector de Velocidade e Estafetas – do Ministério da Educação/Desporto Escolar e do Comité Olímpico de Portugal, com a responsabilidade a nível local das Coordenações Educativas e das Associações Distritais de Atletismo. Trata-se de um Festival Desportivo de carácter competitivo associado a outras iniciativas de motivação e sensibilização dos jovens para a prática da velocidade. Para além disso a Federação Portuguesa de Atletismo pretende implementar o Dia Nacional da Velocidade, associado à realização da final deste evento.
Este Projecto destina-se aos jovens até aos 16 anos, de ambos os sexos, que frequentam os 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário e irá envolver cerca de 800 mil alunos de 1300 Escolas Nacionais. É constituído por provas de 40 metros e provas de Estafetas com carácter lúdico.

Encontra-se repartido por 4 fases. Numa primeira Fase a nível de Escola houve Torneios intra-turmas e inter-turmas, através dos quais os Professores de Educação Física seleccionaram os dois melhores atletas por escalão e sexo para representarem a sua Escola na Fase Coordenação Educativa da Guarda num Torneio Inter-Escolas, aberto a todas as Escolas, o qual está agendado para a manhã do dia 07 de Março, na Pista de Atletismo do Estádio Municipal da Guarda. Este Torneio apurará os dois melhores por escalão e sexo que irão representar a Coordenação Educativa da Guarda na Fase Nacional, a realizar no dia 30 de Abril na Pista de Atletismo de Óbidos.
Na Fase Nacional estarão envolvidas as 22 Coordenações Educativas Nacionais e contará com a presença do Padrinho do evento Francis Obikwelu, Recordista da Europa de 100m e Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Atenas/2004.
Por fim, os 5 melhores alunos da Fase Nacional, por escalão etário e sexo, serão convocados pelo sector de Velocidade e Estafetas da Federação Portuguesa de Atletismo para um Estágio de aperfeiçoamento para alunos e respectivos Professores de Educação Física.

Serão milhares os alunos a nível Nacional que terão oportunidade de participar neste projecto, envolvidos nas diferentes Fases.


Escolas aderentes da Coordenação Educativa da Guarda:
- Agrupamento Escolas Trancoso
- E.B.2,3 S. Miguel - Guarda
- E.B.2,3 Dr. Abranches Ferrão - Seia
- E.B.2,3 Dr. Reis Leitão - Loriga
- E.B.2,3 Sequeira - Guarda
- E.B.2,3/Sec. Aguiar da Beira
- E.B.2,3/Sec. Celorico Beira
- E.B.2,3 de Vila Nova de Tázem
- Escola Regional da Cerdeira
- Escola Sec./3 Figueira Castelo Rodrigo
- Escola Sec/3 Afonso Albuquerque - Guarda
- Escola Sec./3 Sabugal
- Escola Sec./3 Sé - Guarda
- Escola Sec./3 Trancoso
- Externato Secundário Soito

Consulte o Projecto MEGASPRINTER, em ficheiro anexo ( pdf ), e descubra os vários itens desta Mega acção, designadamente:

- Escalões Etários
- Actividades
- Calendarização das Actividades
- Regulamento
- Sistema de Apuramento
- Protocolo das Provas
- Actividades Complementares / Fase C.E. e Fase Nacional

Consulte, ainda, em ficheiro anexo ( pdf ),

- Ficha de Inscrição no MegaSprinter
- Ficha de Registo de Resultados do MegaSprinter

Consulte informações e resultados do Mega Sprinter - Fase C.E. Guarda neste site em "Calendário de Provas" ou em:
http://www.aag.pt/agenda/evento.asp?idevento=92

Página Oficial: www.megasprinter.pt ou http://www.fpatletismo.pt/dtn/velocidade_estafetas/index.htm


Por: António Alberto Moreira Fragoso

© Associação de Atletismo da Guarda - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt. Email da AAG: aaguarda@aag.pt.

Fechar