Associação de Atletismo da Guarda

Imprimido em 29-03-2024 10:41:42
Associação de Atletismo da Guarda
Edição de 16-10-2006
Versão original em: http://www.aag.pt/index.asp?idEdicao=53&id=2040&idSeccao=449&Action=noticia

SECÇÃO: Noticias

08 Maio 2007
Queres ser Juíz de Atletismo?

Algumas perguntas frequentes

Foto
Queres ser Juíz de Atletismo?
1. Quando é que são realizados os Cursos de Admissão de Juízes de Atletismo?
Por norma, os Cursos de Admissão são realizados no último trimestre de cada ano. Podem ser realizados estes Cursos noutros meses do ano, mas não é habitual.

2. Como posso inscrever-me?
Deverás contactar a Associação de Atletismo do Distrito da tua residência (A.A. Guarda), e obter a informação de quando será realizado o próximo Curso de Admissão de Juízes.

3. A Associação do meu Distrito não vai realizar brevemente nenhum Curso. Tenho de esperar?
Não necessariamente. As Associações nem sempre realizam Cursos todos os anos, pelo que os candidatos podem igualmente participar em Cursos organizados por outras Associações Distritais.

4. Como é o Curso?
O Curso consiste em formação Teórica em sala com a duração mínima de 15 horas, podendo ou não ser complementado com aulas Práticas em Pista. No final é realizado um Teste de Avaliação Escrito no qual o Candidato deverá obter uma classificação mínima de 50%.

5. Existem condições mínimas para ser Candidato a um Curso de Admissão a Juíz de Atletismo?
Sim. As condições mínimas são as seguintes:
- ter pelo menos 18 anos;
- possuir pelo menos a escolaridade mínima obrigatória;
- ter bom comportamento moral, cívico e desportivo.

Nota: Em caso de necessidade, os Conselhos de Arbitragem das Associações podem aceitar inscrições de Candidatos que não cumpram essas condições.
No entanto, esses Candidatos, deverão ter, no mínimo 15 anos de idade, estando devidamente autorizados por quem exercer o poder paternal e frequentado, com aproveitamento, o 2º Ciclo do Ensino Básico.

6. Quanto tenho de pagar pelo Curso?
Normalmente o Curso é gratuito, mas algumas Associações optam por cobrar uma Taxa simbólica de inscrição, para cobrir as despesas administrativas (aluguer de salas, documentação, etc).

7. Como obtenho a documentação para ser Juíz de Atletismo?
O Regulamento de Competições da IAAF (Regras Técnicas), Regulamento do Conselho de Arbitragem da FPA entre outros são normalmente entregues aos Candidatos no primeiro dia do Curso. De qualquer modo, a grande maioria da documentação está disponível para consulta e download no site da FPA, na área de downloads.

8. Depois do Curso, posso logo actuar como Juíz?
Sim, depois de seres aprovado(a) como Juíz de Atletismo, obterás a Categoria de Juíz Estagiário, ou seja, podes logo actuar, mas sob estágio, competindo ao Conselho de Arbitragem da tua Associação o planeamento desse estágio.

O estágio consiste na actuação em Competições Oficiais de Atletismo como qualquer outro Juíz, mas as funções no estágio são em princípio monitorizadas por Juízes mais experientes.

9. Que funções posso desempenhar?
Podes actuar em muitas áreas interessantes.
Durante o estágio, por norma as funções que desempenharás serão menos complexas/exigentes. Nesta fase é normal seres nomeado(a) para fazeres "um pouco de tudo", ou seja rodar pelas várias funções de ajuizamento (provas de pista, lançamentos, saltos, secretariado, etc), de modo a consolidar os teus conhecimentos e aprenderes como tudo funciona na prática.

Isso permitir-te-á chegares a Juíz Regional com o grau de polivalência adequado a um Juíz dessa categoria. Depois podes optar por manter-te polivalente ou especializar-te numa área em concreto (Cronometragem Automática, Partidas, Chegadas, Marcha, Secretariado, Direcção Técnica, etc).

10. Terei dificuldade em integrar-me no grupo de Juízes?
Não. Vais ver que o ambiente entre os Juízes (desde os mais novatos aos mais experientes) é muito cordial, criando-se boas amizades. Além do mais, na arbitragem de atletismo, o espírito e trabalho em equipa é fundamental.

11. Depois de tirar o Curso de Juíz, quando poderei chegar a Juíz Internacional?
A boa notícia é que se quiseres muito e demonstrares boas qualidades e conhecimentos como Juíz, podes chegar lá. Mas o caminho até chegares a um patamar internacional ainda vai demorar alguns anos (em princípio nunca menos de 10 anos de actividade), pois primeiro tens de passar por várias etapas/categorias (Juíz Regional, Juíz Nacional e Juíz-Árbitro).

Se tiveres alguma dúvida adicional, contacta-nos para: ca.aaguarda@sapo.pt

Esperamos por ti.


Por: Conselho de Arbitragem da A.A. Guarda

© Associação de Atletismo da Guarda - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt. Email da AAG: aaguarda@aag.pt.

Fechar