Associação de Atletismo da Guarda

Imprimido em 18-04-2024 15:54:50
Associação de Atletismo da Guarda
Edição de 16-10-2006
Versão original em: http://www.aag.pt/index.asp?idEdicao=53&id=2059&idSeccao=449&Action=noticia

SECÇÃO: Noticias

16 Julho 2007
Subida da Calçada Romana do Tintinolho

Percurso Pedestre da Rota Natura - Trilho da Água

Foto
O Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal da Guarda Inaugurou no sábado, dia 14 de Julho de 2007, pelas 9 horas, o segundo Trilho de Percursos Pedestres Rota Natura - Trilho da Água, integrado no Projecto Rotas Natura. Promover o Turismo de Natureza e divulgar o Património Biológico do Concelho da Guarda, são os objectivos deste Projecto.

Este Percurso que faz a ligação entre o Chafariz da Dorna, na Guarda, e o Rio Mondego/Praia Fluvial de Aldeia Viçosa (com Bandeira Azul desde o passado dia 28 de Junho), percorrerá em sentido descendente a Calçada Romana do Tintinolho promovida pela Associação de Atletismo da Guarda com a realização da já tradicional Competição de Corrida em Montanha, com o mesmo nome. Passará pela Nascente do Rio Diz, Cruz da Faia, Castro do Tintinolho, Fonte de Mergulho da Ramalhosa, entre outros locais.
Foto
Com uma distância de 7 300m terá um grau de dificuldade baixo/moderado, uma vez que é sempre a descer conforme se pode observar através do perfil gráfico do percurso, e tem uma duração prevista de 3h para que os caminheiros possam desfrutar de todo o ambiente Histórico/Cultural/Paisagístico que envolve este Trilho.

A Associação de Atletismo da Guarda é uma das Entidades que apoia este Projecto uma vez que já tem vindo a divulgar a Calçada Romana do Tintinolho a nível geral pelos Portugueses e em particular pelos Guardenses, com a realização da Subida com o mesmo nome e que já foi palco de duas Taças de Portugal e de um Campeonato Nacional de Corrida em Montanha, com uma Caminhada Pedestre sempre associada ao evento.

Refira-se a propósito que este Trilho está na memória dos Habitantes do Vale do Mondego uma vez que foi utilizado durante séculos por eles como o acesso mais curto e rápido à Cidade da Guarda.


Em anexo, em pdf, encontra-se o Desdobrável promocional do Trilho da Água editado pela Câmara Municipal da Guarda.

Foto
Informações sobre a Subida da Calçada Romana do Tintinolho no Site da A.A.G. ou directamente em: http://www.aag.pt/noticias/index.asp?idEdicao=53&id=1967&idSeccao=449&Action=noticia e http://www.aag.pt/agenda/evento.asp?idevento=240


Por fim, uma alusão ao primeiro Trilho da Rota Natura que tem o seu início no mesmo local do Trilho da Água, no Chafariz da Dorna, e o seu término na Quinta da Maúnça. Com 12 200m e um Grau de Dificuldade Médio passa entre outros pontos de interesse pela Nascente do Rio Diz, Cruz da Faia, Barrocal, Alvendre, Ribeira de Massueime, Quinta Umbelina e João Bravo.
Desdobrável em anexo.

Todos estes Trilhos encontram-se devidamente assinalados, e estão disponíveis para quem os quiser frequentar.
Foto
Foto

Boas caminhadas.


















Por: Associação de Atletismo da Guarda

© Associação de Atletismo da Guarda - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt. Email da AAG: aaguarda@aag.pt.

Fechar