Associação de Atletismo da Guarda

Imprimido em 28-03-2024 17:34:27
Associação de Atletismo da Guarda
Edição de 16-10-2008
Versão original em: http://www.aag.pt/index.asp?idEdicao=55&id=2213&idSeccao=451&Action=noticia

SECÇÃO: Noticias

11 Dezembro 2008
XI Triatlo Técnico Jovem Nacional em Pista Coberta

Alterações Regulamentares da F.P.A. para 2009

Foto
De acordo com as alterações implementadas pela Federação Portuguesa de Atletismo para 2009, encontram-se algumas que se referem ao Triatlo Técnico Jovem Nacional em Pista Coberta, que passamos a descrever:

NORMAS GERAIS:
1. O Torneio Triatlo Técnico Jovem em Pista Coberta/2009 é uma Competição aberta, destinada a atletas dos Escalões de Iniciados e Juvenis que se desenvolve em fases de âmbito local, Distrital e/ou Regional, culminando com uma Final Nacional.

2. O XI Torneio Nacional Triatlo Jovem em Pista Coberta (Final) realiza-se na Nave Desportiva de Alpiarça, em 07 de Fevereiro de 2009.

3. A Final Nacional do XI Torneio Nacional Triatlo Jovem em Pista Coberta destina-se a Selecções Distritais e atletas Iniciados e Juvenis Masculinos e Femininos.

4. Cada Selecção será constituída no máximo por seis atletas (2 Iniciados e 1 Juvenil em cada um dos géneros).


REGULAMENTO TÉCNICO:
Uma análise do Documento da F.P.A., permite-nos esclarecer o seguinte:
1. O Triatlo de cada um dos Escalões, Iniciados e Juvenis, é constituído pelas seguintes Provas, tal como vinha acontecendo nas edições anteriores:
a) INICIADO MASCULINO: 60m Barreiras; Comprimento e Peso/4Kg
b) JUVENIL MASCULINO: 60m Barreiras; Peso/5Kg e Altura
c) INICIADO FEMININO: Comprimento; 60m Barreiras e Peso/3Kg
d) JUVENIL FEMININO: Altura; 60m Barreiras e Peso/3Kg

Constatamos que desaparece o Triatlo Técnico para os Escalões de Infantis e passará a coexistir, no que se refere ao Escalão de INICIADOS, mais um TRIATLO que terá características de OPCIONAL, de acordo com as seguintes Provas:

e) INICIADO MASCULINO - TRIATLO OPCIONAL: 60m; 60m Barreiras; Peso/4Kg; Altura e Comprimento
f) INICIADO FEMININO - TRIATLO OPCIONAL: 60m; 60m Barreiras; Peso/3Kg; Altura e Comprimento

Assim, no acto da Inscrição dos atletas devem ser indicadas as 3 Provas que cada atleta INICIADO, caso opte pelo TRIATLO OPCIONAL, se propõe realizar. A escolha destas Provas será definitiva (Penso que a opção de realização destas Provas deverá passar por uma análise das Tabelas de Pontuação, pois deverão ser tidas em conta as Provas que lhes poderão dar maior Pontuação...).



No âmbito da Associação de Atletismo da Guarda:
A realizar em 10 de Janeiro de 2009, na XI Edição do Triatlo Técnico Jovem Distrital manteremos os Triatlos Técnicos para Infantis, Iniciados e Juvenis de acordo com os Programas que já vinhamos adoptando anteriormente e de acordo com a seguinte ordem sequencial, ou seja:
INFANTIS FEMININOS: Peso(2Kg)/60m Barreiras/Comprimento;
INFANTIS MASCULINOS: 60m Barreiras/Peso(3Kg)/Comprimento;
INICIADOS FEMININOS: Comprimento/60m Barreiras/Peso(3Kg);
INICIADOS MASCULINOS: 60m Barreiras/Comprimento/Peso(4Kg);
JUVENIS FEMININOS: Altura/60m Barreiras/Peso(3Kg);
JUVENIS MASCULINOS: 60m Barreiras/Peso(5Kg)/Altura;

e incluiremos os Triatlos Opcionais para Iniciados, referenciados anteriormente:
INICIADO MASCULINO - TRIATLO OPCIONAL: 60m; 60m Barreiras; Peso/4Kg; Altura e Comprimento
INICIADO FEMININO - TRIATLO OPCIONAL: 60m; 60m Barreiras; Peso/3Kg; Altura e Comprimento

Assim, e no que se refere aos atletas Iniciados, deverão passar a indicar no acto de inscrição na respectiva Competição qual o Triatlo pelo qual optam e caso a opção, seja pela realização do TRIATLO OPCIONAL deverão indicar as 3 Provas, que se propõem realizar, sendo a escolha destas Provas considerada definitiva.


No âmbito do Agrupamento das Beiras:
Iremos defender uma proposta idêntica à que nos propomos realizar a nível Distrital, não excluindo, obviamente, os Infantis.


Uma referência às Selecções Distritais:
Passaremos a ter mais dois atletas Iniciados (Triatlo Opcional) incluídos na Selecção participante no Triatlo do Agrupamento das Beiras, a realizar no Pavilhão da Expocentro de Pombal em 24 de Janeiro de 2009, no que irá resultar uma Selecção com um total de 8 atletas.

Deixaremos de ter os Infantis na Selecção participante no Triatlo Técnico Jovem Nacional, a realizar na Nave Desportiva de Alpiarça em 07 de Fevereiro de 2009, sendo que a Selecção será constituída por um total de 6 atletas, com a inclusão de mais dois atletas Iniciados participantes no Triatlo Opcional.

No que se refere à Selecção dos atletas Iniciados, a incluir nas Selecções referenciadas anteriormente, para os Triatlos Opcionais será analisada/ponderada a melhor pontuação independentemente das Provas pelas quais os atletas optem e que constituem o seu Triatlo.


Classificações/Pódios:
Refira-se, ainda, e no que se refere a Classificações/Pódios que passaremos a ter no Escalão de Iniciados 4 Classificações/Pódios:
Uma Classificação/Pódio para Iniciados Masculinos e outra para Iniciados Femininos para os Triatlos Técnicos (ditos tradicionais);
E duas outras, Masculinos e Femininos, Classificações/Pódios para os Triatlos Opcionais sendo que serão Classificados todos eles conjuntamente independentemente das Provas que efectuarem, podendo acontecer que estejam nestes Pódios 3 atletas que efectuaram 3 Provas/Triatlos diferentes.


Uma última referência ao facto que estas novas alterações irão de alguma forma sobrecarregar um pouco o Programa/Horário destes Triatlos.


Em Documento anexo, em pdf, encontra-se o Programa/Horário do XI Triatlo Técnico Jovem Nacional em Pista Coberta, a realizar na Pista Coberta instalada na Nave Desportiva de Alpiarça, em 07 de Fevereiro de 2009, proposto pela F.P.A..


Por: António Alberto Moreira Fragoso

© Associação de Atletismo da Guarda - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt. Email da AAG: aaguarda@aag.pt.

Fechar