Associação de Atletismo da Guarda

Imprimido em 22-10-2018 02:43:27
Associação de Atletismo da Guarda
Edição de 16-10-2008
Versão original em: http://www.aag.pt/index.asp?idEdicao=55&id=2218&idSeccao=451&Action=noticia

SECÇÃO: Noticias

29 Dezembro 2008
1ª Certificação de NTOs

Juiz-Árbitro António Fragoso Aprovado

Foto
De acordo com o Regulamento do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Atletismo, Aprovado em Assembleia Geral da FPA em 19 de Abril de 2008, foram criados novos Painéis Nacionais para diferentes Categorias.

Os Juízes já vinham sendo classificados nas seguintes categorias:
a) Juízes Estagiários
b) Juízes Regionais
c) Juízes Nacionais
d) Juízes-Árbitros

Agora, com este novo Regulamento foi criado, entre outros, o Painel de Oficiais Técnicos Nacionais (NTO’s), tendo o Conselho de Arbitragem da F.P.A. promovido a 1ª Certificação Nacional em Sesimbra, no passado dia 08 de Dezembro de 2008.

Para além de outras condicionantes, as Candidaturas a esta Certificação estavam reservadas a Juízes-Árbitros Activos. Assim, o Juiz-Árbitro António Fragoso, Juiz desde 1977, do Painel do Conselho de Arbitragem da A.A. Guarda Candidatou-se a esta Certificação uma vez que era o único que se encontrava em condições de elegibilidade para o fazer.
Recorde-se que para além dele são Juízes-Árbitros deste Conselho de Arbitragem: Manuel Joaquim Neca/77 e Gonçalo Filipe Ferreira Amaral/94.

Nesta primeira Certificação de NTO’s, o Regulamento previa que seriam aprovados os vinte primeiros classificados com classificação igual ou superior a 80%. Nas posteriores Certificações, o número de Candidatos a aprovar dependerá do número de vagas ainda por preencher…
Dos 33 Candidatos de todo o País que se propuseram efectuar esta 1ª Certificação de NTO’s foram aprovados 16 entre os quais se encontra António Fragoso, de acordo com o Ofício do C.A. F.P.A. relativo aos resultados finais desta Certificação, o qual poderá ser consultado em anexo. José Costa/77, Juiz-Árbitro, que já pertenceu ao Painel do Conselho de Arbitragem da Associação de Atletismo da Guarda e agora por motivos Profissionais e de mudança de residência pertence ao C.A. A.A. Braga encontra-se igualmente entre os Aprovados.
Estes primeiros 16 NTO’s integrarão o respectivo Painel por um período de 4 anos: 2009/2012, findo o qual terão de se sujeitar a uma nova Certificação.

De acordo com o Regulamento:
O Painel de NTO’s será composto por:
a) Um máximo de trinta candidatos, desde que obtenham uma notação igual ou superior a 80%;
b) Juízes com certificação de nível II da IAAF e/ou do Painel de ATO’s;
c) Juízes do Painel de ITO’s.

Em Documento anexo encontra-se igualmente o Painel de NTO's com Certificação para 2009/2012.

Os Juízes-Árbitros que integrem o Painel de NTO’s:
a) Serão nomeados, preferencialmente, para funções de ajuizamento de maior grau de complexidade em Competições Nacionais e/ou Internacionais realizadas em Portugal;
b) Poderão propor-se junto do Conselho de Arbitragem da FPA para a participação na Certificação de nível II da IAAF e à eventual integração no Painel de ATO’s, em função das condições de elegibilidade que vierem a ser definidas para o efeito pela EAA (Associação Europeia de Atletismo).


Para outras informações poderá consultar a Página do Conselho de Arbitragem da F.P.A. em http://www.fpatletismo.pt - Arbitragem - ou directamente em: http://www.fpatletismo.pt/xhtml/canais.asp?id_menu=4


Foto


Uma referência ao facto de nos dias 06 e 07 de Dezembro de 2008 ter decorrido, também em Sesimbra, o VII Seminário de Árbitros promovido igualmente pelo Conselho de Arbitragem da F.P.A.. Neste Seminário de Árbitros esteve presente pelo Conselho de Arbitragem da A.A. Guarda o Juiz-Árbitro Gonçalo Amaral.




Por: Conselho de Arbitragem da A.A. Guarda

© Associação de Atletismo da Guarda - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt. Email da AAG: aaguarda@aag.pt.

Fechar