Associação de Atletismo da Guarda
Notícias
Instituição
Regulamentos
O Atletismo na Guarda
Calendário de Competições
Clubes
Recordes/Ranking Distrais
Biografias
Artigos Técnicos
ContactosLinks
Notícias

Notícias

Arquivo: Edição de 16-10-2008

SECÇÃO: Noticias

Elementos Multimédia Projecto MEGAS/2009 .Ficheiro Acrobat Reader 

17 Março 2009
V Torneio MEGAS - Fase E.A.E. Guarda

MegaSprinter; MegaSalto e MegaKm

foto
A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular / Desporto Escolar (DGIDC/DE), levaram a efeito, nos últimos quatro anos lectivos, uma parceria, na procura de rentabilizar meios e interesses comuns: população alvo, instalações desportivas, material desportivo, recursos humanos…
A enorme adesão a nível Nacional, de Escolas, Professores e Alunos, ao MegaSprinter, logo na primeira edição, aumentada nas edições seguintes, é elucidativa do trabalho de cooperação realizado entre essas Instituições, constituindo-se como um forte incentivo a continuar, se possível ainda com mais entusiasmo, empenho e dedicação, no ano lectivo de 2008/09.

Os tempos obtidos nas distâncias de 40 metros, de 1 000 metros e Salto em Comprimento pelos milhares de alunos participantes nas fases E.A.E.’s e Nacional, permitiram a reformulação das Tabelas de Referência destas disciplinas do Atletismo, em função dos resultados alcançados. Estas Tabelas constituem uma mais valia de carácter pedagógico para os Docentes de Educação Física que, tantas vezes, solicitam este tipo de apoio.

Enquadrar e acompanhar os Jovens talentos já identificados nos anos anteriores, é outra das tarefas que nos propomos levar a efeito, este ano, em conjunto com as Escolas de Referência de Atletismo da DGIDC/DE, os Centros de Formação de Atletismo da FPA, bem como ainda das Associações Distritais de Atletismo.
Instituídos que estão no Programa do Desporto Escolar, é pretensão das entidades envolvidas no MegaSprinter aumentar a participação dos alunos, pelo que importa elevar a adesão do maior número de Escolas e de Docentes de Educação Física.


O Mega Sprinter desenvolve-se tendo como referência a velocidade, uma qualidade física fundamental no desenvolvimento motor da Criança/Jovem, transversal à prática de quase todas as actividades desportivas.
O MegaSprinter é apadrinhado por Francis Obikwelu, Vice - Campeão Olímpico nos 100 metros, Campeão da Europa nos 100 e 200 metros e Recordista da Europa nos 100 metros e, ainda, por Arnaldo Abrantes Vice - Campeão Europeu Sub-23 da Estafeta 4X100 metros.

O MegaSalto é apadrinhado pelos atletas Olímpicos Naide Gomes, Campeã do Mundo e da Europa de Salto em Comprimento em Pista Coberta e Nélson Évora, Campeão do Mundo e Medalha de Ouro Olímpica de Triplo Salto.

O MegaKM é apadrinhado pelo atleta Olímpico Rui Silva, Medalha de Bronze nos 1 500metros, nos Jogos Olímpicos de 2004... e Campeão Europeu/2009 de 1 500m em Pista Coberta.


Este Torneio MEGAS/2009 consta da realização de Provas de Velocidade de 40 metros (MegaSprinter) e das seguintes actividades complementares: duas estafetas uma para o escalão de Infantis e outra para os escalões de Iniciados e Juvenis; uma Prova de Salto em Comprimento (MegaSalto) e uma Prova de 1 000 metros (MegaKm).

Este leque de actividades visa abranger toda a população estudantil dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário, em 5 escalões etários, Masculinos e Femininos, dos 10 aos 18 anos, direccionando-se a um público-alvo de cerca de 600 mil alunos.
As actividades distribuir-se-ão por quatro fases com o objectivo de apurar os melhores alunos do País, em cada uma destas disciplinas do Atletismo.
Motivar e sensibilizar os alunos para a prática do Atletismo, apoiando os Jovens mais talentosos nesta área, serão os grandes objectivos do MegaSprinter.


Depois da realização das Fases Turma e de Escola realizar-se-á na manhã de 21 de Abril de 2009 (3ª Feira), no Estádio Municipal da Guarda, a Fase Regional E.A.E. - Guarda (Equipa de Apoio às Escolas - Guarda). Nesta Fase, participarão os dois melhores alunos na Velocidade e o melhor aluno no Salto em Comprimento e no Km, de cada Escalão Etário e Sexo, de cada Escola aderente ao Projecto.
Este Torneio apurará os dois melhores alunos na Velocidade e o melhor aluno no Salto em Comprimento e no Km, de cada Escalão Etário e Sexo, que irão representar a E.A.E. - Guarda na Fase Nacional, a realizar nos dias 08 e 09 de Maio de 2009 na Pista Municipal Carla Sacramento, no Seixal.


Consulte o Projecto MEGAS/2009, em ficheiro anexo (pdf), e descubra os vários itens desta Mega acção, designadamente:

- Escalões Etários
- Actividades
- Calendarização das Actividades
- Sistema de Apuramento
- Regulamento
- Normas para 2008/2009
- Protocolo das Provas
- Actividades Complementares / Fase EAE's e Fase Nacional
- Fichas de Apoio à Actividade
- Tabelas de Referência


Consulte a Página da Fase Regional E.A.E. - Guarda neste Site em Calendário de Competições, ou directamente em: http://www.aag.pt/agenda/evento.asp?idevento=338


Página Oficial do Megas/2009 no Site da Federação Portuguesa de Atletismo em: http://www.fpatletismo.pt/xhtml/canais.asp?id_menu=36&id_canal=242


Por: António Alberto Moreira Fragoso

Utilidades

Imprimir Artigo
Comentar Artigo
Enviar por Email
Adicionar Favoritos

 

© 2006 Associação de Atletismo da Guarda - Email: aaguarda@aag.pt
Produção: Dom Digital - Sugestões: webmaster@domdigital.pt