Associação de Atletismo da Guarda
Notícias
Instituição
Regulamentos
O Atletismo na Guarda
Calendário de Competições
Clubes
Recordes/Ranking Distrais
Biografias
Artigos Técnicos
ContactosLinks
Notícias

Notícias

Arquivo: Edição de 16-10-2009

SECÇÃO: Noticias

16 Setembro 2010
Curso de Acesso à Categoria de Juiz-Árbitro e Certificação de NTOs

Aveiro, 30 e 31 Outubro 2010

foto
A Formação é um dos principais alicerces da qualidade e do futuro dos Juízes de Atletismo. No âmbito do plano de Formação de Juízes, o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Atletismo irá promover em 2010 um Curso de acesso à Categoria de Juiz-Árbitro e uma Certificação para Oficiais Técnicos Nacionais (NTO's).


- Curso de acesso à Categoria de Juiz-Árbitro:

Recorde-se que para a passagem à Categoria de Juiz-Árbitro os Candidatos terão de se sujeitar a um Curso intensivo e a uma avaliação que são da responsabilidade directa do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Atletismo.
Estes Cursos, actualmente, realizam-se nos anos pares.

Cumprindo uma estratégia de descentralização da realização de Acções de Formação de âmbito Nacional dirigidas a Juízes de Atletismo, visando garantir um desenvolvimento sustentado e equilibrado da arbitragem a nível Nacional e depois de as últimas edições, do Curso de Juiz-Árbitro, terem sido realizadas em 2000: Lisboa e Funchal; 2002: Lisboa; 2004: Coimbra; 2006: Guarda; 2008: Vendas Novas; em 2010 a Cidade de Aveiro é o palco escolhido para esta iniciativa que se realiza nos dias 30 e 31 de Outubro de 2010, com a Colaboração da Associação de Atletismo de Aveiro.

Conforme previsto no nº 2 do Artigo 13º do Regulamento do C.A. da F.P.A., os Juízes Candidatos a esta Categoria deverão obedecer às seguintes condições:
a) Ter, pelo menos, 24 anos de idade, com referência a 31 de Dezembro do ano do Curso;
b) Ter, pelo menos, 3 anos de experiência efectiva como Juiz Nacional, estando activo nas duas épocas imediatamente anteriores à data do Curso, factos que devem ser certificados e comprovados pelo respectivo Conselho de Arbitragem da Associação;
c) Ter sido a sua proposta de participação no Curso aceite pelo Conselho de Arbitragem da Associação em que se encontre filiado.

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Atletismo subsidiará, aos Candidatos, o alojamento e refeições, desde que devidamente documentadas, sendo que a deslocação deverá ficar a cargo dos próprios ou das respectivas Associações Regionais de Atletismo.
Para o efeito devem os Candidatos entregar todos os recibos das despesas a reembolsar junto do Secretariado da Acção.

As inscrições para o Curso de acesso à Categoria de Juiz-Árbitro devem dar entrada na F.P.A. até o dia 01 de Outubro por meio de formulário próprio devidamente autenticado pelos Conselhos de Arbitragem Regionais e acompanhadas de um Cheque Bancário no valor de 30,00€ (Trinta Euros). O valor solicitado serve de caução e será apenas debitado no caso da não comparência injustificada do Candidato. Considera-se como injustificado qualquer incumprimento não comunicado até ao dia 20 de Outubro.

Não serão consideradas inscrições fora de prazo, sem o formulário devidamente preenchido e autenticado pelo respectivo Conselho de Arbitragem e/ou sem o supracitado cheque.

Assim, todos os Juízes Nacionais do Conselho de Arbitragem da Associação de Atletismo da Guarda que preencham as condições de elegibilidade, indicadas anteriormente, e que estejam interessados em frequentar este Curso deverão contactar este Conselho de Arbitragem até ao próximo dia 29 de Setembro.


- Certificação de Oficiais Técnicos Nacionais (NTO's):

Na tarde do dia 31 de Outubro decorrerá, no mesmo local, uma Certificação para Oficiais Técnicos Nacionais (NTO's).

Para participar na Certificação de NTO's, de acordo com o nº 1 do Artigo 14º do supracitado Regulamento, são elegíveis os Juízes da Categoria de Juízes-Árbitros (activos), com um mínimo de 3 anos de actividade nessa Categoria.

No que diz respeito aos Candidatos à Certificação de NTO's não serão consideradas quaisquer despesas.

As inscrições para a Certificação de NTO's devem, igualmente, dar entrada na F.P.A. até o dia 01 de Outubro por meio de formulário próprio devidamente autenticado pelos Conselhos de Arbitragem Regionais.

Não serão consideradas inscrições fora de prazo, sem o formulário devidamente preenchido e autenticado pelo respectivo Conselho de Arbitragem.

Assim, os Juízes-Árbitros activos do Conselho de Arbitragem da Associação de Atletismo da Guarda que preencham as condições de elegibilidade, indicadas anteriormente, e que estejam interessados em participar nesta Certificação deverão contactar este Conselho de Arbitragem até ao próximo dia 29 de Setembro.



Aguardamos a tua participação!


Para esclarecimentos adicionais que entenderem necessários sobre o assunto estamos ao Vosso inteiro dispôr.


Consulte a Página do Conselho de Arbitragem da F.P.A. em: http://www.fpatletismo.pt - Arbitragem ou, directamente em: http://www.fpatletismo.pt/xhtml/index.asp?id_menu=4



Por: Conselho de Arbitragem da A.A. Guarda

Utilidades

Imprimir Artigo
Comentar Artigo
Enviar por Email
Adicionar Favoritos

 

© 2006 Associação de Atletismo da Guarda - Email: aaguarda@aag.pt
Produção: Dom Digital - Sugestões: webmaster@domdigital.pt