Associação de Atletismo da Guarda
Notícias
Instituição
Regulamentos
O Atletismo na Guarda
Calendário de Competições
Clubes
Recordes/Ranking Distrais
Biografias
Artigos Técnicos
ContactosLinks
Notícias

Notícias

Arquivo: Edição de 16-10-2004

SECÇÃO: Noticias

27 Fevereiro 2005
World Harmony Run passa no Distrito da Guarda

A corrida pela harmonia Mundial passa pelo Distrito da Guarda.
A "World Harmony Run", que liga Lisboa (Portugal) a Budapeste (Hungria) de 02 de Março de 2005 até 28 de Outubro de 2005, efectua passagens no Distrito da Guarda por Seia, Gouveia, Celorico da Beira, Guarda e Vilar Formoso a partir de onde chegará a Espanha...

A corrida começa no dia 02 de Março de 2005 na Torre de Belém, em Lisboa, passando depois por Vila Franca de Xira, Santarém, Santuário de Fátima, Leiria, Figueira da Foz, Montemor-O-Velho, Coimbra, Seia, Gouveia, Celorico da Beira e chega à Guarda no sábado, dia 05 de Março de 2005, por volta do meio-dia prosseguindo depois para Vilar Formoso a partir de onde chegará a Espanha...

A World Harmony Run foi Fundada pelo Filósofo da Harmonia Sri Chinmoy, como meio de alcançar a harmonia global. Promovida pela "Sri Chinmoy MarathonTeam" uma Organização de Atletismo Internacional que acredita que o desporto pode ser um instrumento poderoso na promoção da harmonia Mundial é uma rede voluntária que patrocina mais de 500 eventos atléticos por ano, incluindo uma corrida anual de 3 100 milhas. Este acontecimento não tem quaisquer fins lucrativos, pretendendo apenas criar uma ideologia de harmonia e união em todas as pessoas.

Até finais de Outubro, um grupo de atletas Internacionais participa numa Jornada pelo Mundo inteiro que procura promover a amizade e o entendimento Internacionais. Como símbolo da Harmonia uma Tocha percorre o Mundo de mão em mão, de Cidade em Cidade e de País em País. A Tocha será transportada através de 70 Países, com a participação de 250 000 corredores. Após percorrer 24 000Km a "World Harmony Run" chegará a Budapeste para a cerimónia final, prevista para o dia 28 de Outubro.

Esta iniciativa é apoiada em todo o Mundo, desde o seu início em 1987 (Peace Run), por líderes de Organizações Governamentais e figuras Mundiais como o Papa João Paulo II, Madre Teresa de Calcutá e Kofi Anan que já transportaram a Tocha da Harmonia. A maior corrida do Mundo pela amizade merece também o apoio de Carl Lewis (USA), nove vezes Medalha de Ouro Olímpica, Tegla Loroupe (Quénia), recordista Mundial da Maratona em 1999 e Tatyana Lebedevas (Rússia), Medalha de Ouro no Salto em Comprimento, em Atenas (Grécia) 2004.

A "World Harmony Run" toca a vida de milhões de pessoas ao longo do seu percurso. Aos corredores juntam-se os residentes de milhares de comunidades locais que passam a Tocha de mão em mão, juntamente com o sonho de um Mundo melhor. Ao segurarem a Tocha da Harmonia "oferecem a esperança partilhada que um dia iluminará o Planeta inteiro e o Mundo será verdadeiramente um local de unicidade e harmonia".

Os participantes na corrida visitam Escolas, grupos comunitários, Clubes de corrida e Organizações Governamentais locais e Nacionais. Nestas paragens transmitem o valor da iniciativa e partilham a sua inspiração e entusiasmo pela meta da Harmonia Mundial. A corrida procura, desta forma, criar boa vontade entre pessoas e Nações.


COMO PARTICIPAR

Atletas e populares são bem vindos.Todos podem participar, correndo ou apoiando como voluntários na Organização. Contacte o Organizador da World Harmony Run no nosso País através do E-Mail: harmony_run_portugal@iol.pt


Por: António Alberto Moreira Fragoso

Utilidades

Imprimir Artigo
Comentar Artigo
Enviar por Email
Adicionar Favoritos

 

© 2006 Associação de Atletismo da Guarda - Email: aaguarda@aag.pt
Produção: Dom Digital - Sugestões: webmaster@domdigital.pt