Associação de Atletismo da Guarda
Notícias
Instituição
Regulamentos
O Atletismo na Guarda
Calendário de Competições
Clubes
Recordes/Ranking Distrais
Biografias
Artigos Técnicos
ContactosLinks
Notícias

Notícias

Arquivo: Edição de 16-10-2007

SECÇÃO: Noticias

Elementos Multimédia Projecto MEGAS/2008 .Ficheiro Acrobat Reader 

22 Janeiro 2008
Megas/2008

MegaSprinter; MegaSalto e MegaKm

foto
Numa parceria entre a Federação Portuguesa de Atletismo e a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular/Desporto Escolar nasceu, no ano de dois mil e cinco, o Projecto Mega Sprinter, num contexto de motivação e sensibilização de jovens alunos para a prática do Atletismo, na sua vertente de Velocidade e Estafetas.
A realização desta primeira edição, cujo patrono foi o atleta Olímpico Francis Obikwelu, mobilizou centenas de milhares de alunos do Continente e Ilhas, das Escolas dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, com idades compreendidas entre os dez e os dezoitos anos de idade.
As provas de 40 metros e os dois tipos de Estafetas, uma para os escalões de Infantis “A” e “B” e outra para os escalões de Iniciados e Juvenis, constituíram o Programa de actividades nos dois primeiros anos de vida do Mega Sprinter, distribuídas pelas suas quatro fases: Escola (Intra e Inter Turma), Coordenações Educativas e Nacional.
A enorme adesão a nível Nacional tanto em relação ao número de Escolas das diferentes Coordenações Educativas, como população docente e discente, logo no primeiro ano, aumentada muito significativamente nas edições seguintes, é por demais elucidativa não só do sucesso e exequibilidade deste Programa, bem como do trabalho de cooperação realizado entre as duas instituições envolvidas, que continuam, desta forma, a rentabilizar meios e interesses comuns.

Na terceira edição do Mega Sprinter foi integrado, pela primeira vez, o Mega Salto – Salto em Comprimento, apadrinhado pela campeã da Europa 2007, em Pista Coberta, a atleta Naide Gomes.

Em 2007 a fase Escola movimentou cerca de 600 mil alunos e as fases Coordenações Educativas abrangeram cerca de 10 mil. Na fase Nacional de 2007 estiveram presentes perto de 700 alunos, em representação das 28 Coordenações Educativas, a nível Nacional – vinte e seis do continente e duas das ilhas.
Estes números são esclarecedores da dimensão da adesão a este Projecto.


PROJECTO MEGA SPRINTER/2008

O projecto Mega Sprinter desenvolve-se tendo como referência a velocidade, uma qualidade física fundamental no desenvolvimento motor da criança/jovem, transversal à prática de quase todas as actividades desportivas.
O projecto é apadrinhado por Francis Obikwelu, Vice-Campeão Olímpico nos 100 metros, Campeão da Europa nos 100 e 200 metros e Recordista da Europa nos 100 metros (9,86) e Arnaldo Abrantes Vice - Campeão Europeu Sub23 da Estafeta 4X100 metros.

O Mega Salto será apadrinhado pelos atletas Olímpicos Naide Gomes, Campeã da Europa de Salto em Comprimento em Pista Coberta e Nélson Évora, Campeão do Mundo de Triplo Salto.

No corrente ano (o quarto deste Projecto) introduzir-se-á o Mega Km (1 000 metros), uma prova de resistência, apadrinhada pelo atleta Olímpico Rui Silva, Medalha de Bronze nos 1 500 metros.

O Projecto Mega Sprinter consta da realização de provas de velocidade de 40 metros e das seguintes actividades complementares: duas estafetas (uma para o escalão de Infantis e outra para os escalões de Iniciados e Juvenis), uma prova de Salto em Comprimento e uma prova de 1 000 metros (KM).
Este leque de actividades visa abranger toda a população estudantil dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário, em 5 escalões etários, masculinos e femininos, dos 10 aos 18 anos, direccionando-se a um público-alvo de cerca de 600 mil alunos.
Este Projecto decorrerá ao longo de quatro fases com o objectivo de apurar os melhores alunos do País, em cada uma destas disciplinas do Atletismo.
Motivar e sensibilizar os alunos para a prática do Atletismo, apoiando os jovens mais talentosos nesta área, serão os grandes objectivos do Mega Sprinter.


Depois da realização das Fases Turma e de Escola realizar-se-á na manhã de 22 de Abril de 2008 (3ª Feira), na Pista de Atletismo do Estádio Municipal da Guarda, a Fase Regional - EAE (Equipas de Apoio às Escolas). Nesta Fase, participarão os dois melhores alunos na Velocidade e o melhor aluno no Salto em Comprimento e no Km, de cada Escalão Etário e Sexo, de cada Escola aderente ao Projecto.
Este Torneio apurará os dois melhores alunos na Velocidade e o melhor aluno no Salto em Comprimento e no Km, de cada Escalão Etário e Sexo, que irão representar a EAE da Guarda na Fase Nacional, a realizar no dia 10 de Maio de 2008 no Complexo Desportivo da Covilhã.
Entretanto, está prevista a realização de uma Concentração de Zona para aperfeiçoamento antes da Final Nacional.


Consulte o Projecto MEGAS/2008, em ficheiro anexo (pdf), e descubra os vários itens desta Mega acção, designadamente:

- Escalões Etários
- Actividades
- Calendarização das Actividades
- Sistema de Apuramento
- Regulamento
- Normas para 2007/2008
- Protocolo das Provas
- Actividades Complementares / Fase EAE e Fase Nacional
- Fichas de Apoio à Actividade
- Tabelas de Referência


MEGAS/2008

SALTO
 Clique na imagem para a aumentar.
SALTO

SPRINTER
 Clique na imagem para a aumentar.
SPRINTER

KM
 Clique na imagem para a aumentar.
KM


















TORNEIO MEGA/2007 - CE Guarda

foto
 Clique na imagem para a aumentar.

foto
 Clique na imagem para a aumentar.

foto
 Clique na imagem para a aumentar.

















Página Oficial do Megas/2008 no Site da Federação Portuguesa de Atletismo em: http://www.fpatletismo.pt/xhtml/canais.asp?id_menu=36&id_canal=242


Por: António Alberto Moreira Fragoso

Utilidades

Imprimir Artigo
Comentar Artigo
Enviar por Email
Adicionar Favoritos

 

© 2006 Associação de Atletismo da Guarda - Email: aaguarda@aag.pt
Produção: Dom Digital - Sugestões: webmaster@domdigital.pt