Associação de Atletismo da Guarda
Notícias
Instituição
Regulamentos
O Atletismo na Guarda
Calendário de Competições
Clubes
Recordes/Ranking Distrais
Biografias
Artigos Técnicos
ContactosLinks
Notícias

Notícias

Arquivo: Edição de 16-10-2007

SECÇÃO: Noticias

19 Fevereiro 2008
Fundamentos Gerais do Treino para Lançadores

Autor: Júlio Cirino

foto
O Instituto do Desporto de Portugal Publicou um Livro integrado na Colecção Formação da Autoria de Júlio Cirino, ex-Técnico Nacional de Lançamentos, subordinado ao Tema: FUNDAMENTOS GERAIS DO TREINO PARA LANÇADORES.

Com esta Publicação Júlio Cirino pretende que o leitor se consciencialize sobre a forma mais correcta de treinar lançamentos e os "porquês" do trabalho a efectuar. Pretende esclarecer grande parte das dúvidas que preocupam os Treinadores menos experientes e lançar novos desafios àqueles que já tenham larga experiência na modalidade.

Neste Livro, são três os Capítulos que abordam os elementos básicos dos lançamentos:
I Capítulo: Treino de Base para o Jovem Lançador;
II Capítulo: Treino Construtivo para o Alto Redimento;
III Capítulo: Treino da Força para Atletas de Alto Rendimento.


Este Livro com uma tiragem de 500 exemplares poderá ser adquirido, pelo preço de 60,00€, através do:
Instituto do Desporto de Portugal
Rua Almeida Brandão, Nº 39
1200 - 602 Lisboa
Telefone: 210 034 700
E-mail: geral@idesporto.pt
Website: www.idesporto.pt


Para terminar gostaríamos de deixar aqui expressas algumas das Notas do Autor referidas nesta Publicação:
"- O trabalho do Treinador assemelha-se à obra de um Pintor ao expressar na tela toda a sua arte. É através das nossas "obras", construídas dia-a-dia na Pista, que vamos burilando a forma dos atletas que treinamos até ao cometimento de proezas extraordinárias.
- Não podemos ignorar que para se alcançar o êxito, em qualquer situação da nossa vida, não basta ter ideias. É preciso, antes de mais, pô-las em prática.
- Porém, muitas vezes, o Treino actua como os medicamentos: algum tempo depois de os começarmos a tomar o organismo habitua-se a eles e deixam de produzir efeito.
- Contrariar esta situação é uma das grandes aliciantes do Treino, onde, por vezes, as lesões ou as doenças forçam-nos a reformular todo o trabalho anteriormente programado, buscando novos caminhos que consideramos ser, na altura, mais adequados para cada situação.
- O Treinador deve ter um elevado espírito autocrítico, que o protege do sentimento de ser possuidor da verdade absoluta, porque a sua formação deve ser constante, eterna. O Treinador que julga saber tudo, pode ser muito prejudicial ao atleta.
- Daí se depreende que não é fácil encontrar a "chave-mestra" que nos abra a porta do sucesso. Por vezes, só a nossa inspiração do momento, alicerçada nos anos de prática devotada ao atletismo, poderá conduzir-nos à realização dos sonhos mais difíceis de concretizar."

"- Todas as pessoas perseverantes, que têm um objectivo na vida e sabem lutar por ele sem desanimar, que acreditam a sério nos resultados da sua dedicação, acabam por ser recompensadas." - Prof. Moniz Pereira


Por: Departamento Técnico da A.A. Guarda

Utilidades

Imprimir Artigo
Comentar Artigo
Enviar por Email
Adicionar Favoritos

 

© 2006 Associação de Atletismo da Guarda - Email: aaguarda@aag.pt
Produção: Dom Digital - Sugestões: webmaster@domdigital.pt