Associação de Atletismo da Guarda
Notícias
Instituição
Regulamentos
O Atletismo na Guarda
Calendário de Competições
Clubes
Recordes/Ranking Distrais
Biografias
Artigos Técnicos
ContactosLinks
Notícias

Notícias

SECÇÃO: Noticias

20 abril 2026
Atletas distritais em destaque nos Nacionais de Milha em Estrada

Samuel Rodrigues com novo Recorde Nacional

O atletismo do Distrito voltou a afirmar-se a nível Nacional, com prestações de grande nível por parte de atletas e clubes da região nos Campeonatos Nacionais de Milha em Estrada, disputados no passado dia 18 de abril de 2026, em Eiras - Coimbra, integrados na 4.ª Milha Urbana de Eiras.
O Centro de Atletismo de Seia (CAS) esteve em evidência ao alcançar um meritório 3.º lugar coletivo na classificação de Absolutos Masculinos. Numa competição bastante disputada, o pódio foi liderado pelo Sporting Clube de Portugal, seguido da Run Tejo, com o CAS a garantir um lugar de destaque entre as melhores equipas nacionais.

Em termos individuais, o grande destaque vai para Samuel Rodrigues/10 (Sub-18), atleta do CA Seia, que se sagrou Campeão Nacional Sub-18 e voltou a fazer história ao estabelecer um novo Recorde Nacional, agora nos 1 609,34 metros, com a marca de 4.24,5. Mais um Recorde Nacional deste jovem atleta, um feito notável que reforça o seu estatuto como uma das maiores promessas do atletismo português. A consistência e evolução que tem vindo a demonstrar colocam-no entre os nomes mais relevantes da sua geração. No pódio, foi acompanhado por Rodrigo Azevedo/09 (MAC), com 4.25,6 e Diogo Pinto/09 (SCP), com 4.26,8.

Nos escalões de Veteranos, os atletas da região voltaram igualmente a demonstrar qualidade e consistência competitiva:
• Tânia Cruz/86 (Veterana V35), da ACR Senhora do Desterro, alcançou o 3.º lugar, na Categoria V35, com o tempo de 5.38,7;
• Tiago Correia/86 (Veterano V35), do CA Seia, sagrou-se Vice-Campeão Nacional na Categoria V35, com um registo de 4.37,7;
• Marco Marques/83 (Veterano V40), da ACR Senhora do Desterro, conquistou o 3.º lugar na Categoria V40, com 4.50,6;
• Marco Alves/81 (Veterano V45), também da ACR Senhora do Desterro, terminou igualmente na 3.ª posição, mas na Categoria V45, com 4.53,5.

Estes resultados evidenciam não só a força coletiva do Centro de Atletismo de Seia, como também o mérito e dedicação dos atletas da Associação Cultural e Recreativa da Senhora do Desterro.


A Associação de Atletismo da Guarda congratula todos os atletas, Treinadores e Clubes envolvidos, destacando o seu contributo para a valorização e projeção do atletismo regional a nível nacional.



Os resultados e informações adicionais podem ser consultados na página oficial da competição: https://fpatletismo.pt/geral/2026/03/campeonatos-nacionais-de-milha-em-estrada-sub-18-sub20-sub-23-absoluto-e-veterano/


Por: António Alberto Moreira Fragoso

Utilidades

Imprimir Artigo
Comentar Artigo
Enviar por Email
Adicionar Favoritos

 

© 2006 Associação de Atletismo da Guarda - Email: aaguarda@aag.pt
Produção: Dom Digital - Sugestões: webmaster@domdigital.pt