Associação de Atletismo da Guarda
Notícias
Instituição
Regulamentos
O Atletismo na Guarda
Calendário de Competições
Clubes
Recordes/Ranking Distrais
Biografias
Artigos Técnicos
ContactosLinks
O Atletismo na Guarda

Voltar

Capítulo III

AS COMPETIÇÕES

A Associação de Atletismo da Guarda tem uma vasta tradição na organização de Competições de Atletismo. Desde os primeiros anos da sua existência que organiza provas com uma grande regularidade. Se nos primeiros anos a competição era predominantemente de Estrada a partir do inicio dos anos noventa verificou-se um direccionamento mais acentuado para as competições em Pista.

Nos anos iniciais eram dezenas as provas de estrada que se realizavam por todo o Distrito da Guarda, abrangendo a totalidade dos 14 concelhos que o integram. No entanto, esse movimento de atletismo popular foi-se reduzindo e à entrada do século XXI detectou-se que não havia competições nos concelhos de Fornos de Algodres, Aguiar da Beira, Gouveia e Vila Nova de Fozcôa, estando os da Mêda, Sabugal e Pinhel reduzidos à realização de uma única prova anual.
Muitas das organizações que nos anos iniciais eram de exclusiva responsabilidade da Associação de Atletismo passaram progressivamente para a responsabilidade de clubes ou de outras entidades, devendo-se questionar se esta não teria sido a principal razão por que muitas entraram em declínio, ou desapareceram.

Houve na década de oitenta e noventa um conjunto de provas de atletismo que chegaram a alcançar um impacto e prestígio elevado e que desapareceram, ressentindo-se disso a modalidade, nomeadamente ao nível do dinamismo de alguns clubes e ao nível do recrutamento de novos praticantes para o atletismo, em geral e para a corrida, em particular. De entre essas provas que deixaram de se organizar deveremos referir as que se seguem:

Além destas houve outras que continuaram a disputar-se anualmente embora no passado tenham tido maior visibilidade, fruto de grande empenhamento dos organizadores de então, que colocavam em disputa listas de prémios muito atraentes. A sua disputa embora com níveis mais modestos continua a ser de grande importância para o atletismo distrital, pois continua a existir a convicção que se deve democratizar o acesso à corrida e que este género de competições mantém viva a chama do associativismo desportivo, podendo ser oportunidades de descoberta de novas vocações para a prática do atletismo.

À entrada do época de 2003 havia meia dúzia da provas disputadas no distrito com uma longevidade assinalável:

O Campeonato Nacional de Corta Mato disputado em Seia em 1997 foi a maior e mais bem conseguida organização levada a efeito pela Associação de Atletismo da Guarda

Por estas competições têm passado grandes nomes do atletismo português, o que constitui motivo de orgulho para os seus organizadores e factores de consolidação destas importantes competições.

A Associação de Atletismo da Guarda faz disputar anualmente um Calendário de Provas bem recheado, constituído por cerca de 20 a 25 provas de pista, 3 a 5 provas de corta-mato e cerca de duas provas de estrada. A par destas organizações colabora anualmente em cerca de 15 organizações levadas a efeito por clubes seus filiados, ou por outras entidades.
A intervenção da AAG no respeitante à organização de provas não se tem ficado unicamente pela competição de carácter distrital. A Associação actualmente organiza um bom Meeting de Atletismo com uma vasta participação nacional e internacional, do qual se disputou na época de 2002 a terceira edição. No campo das organizações a Associação de Atletismo da Guarda tem no seu historial a organização de cinco campeonatos Nacionais:

No Campeonato Nacional de Corta Mato disputado na Guarda em 1990 uma verdadeira multidão assistiu ao desenrolar das corridas

Qualquer destas provas foram marcos importantes para a Associação, que as aproveitou, na medida do possível, para promover a modalidade, sensibilizar a opinião pública e as entidades e ainda para a sua própria credibilização e afirmação.
Duas destas iniciativas - Corta Mato de 1990 na Guarda e 1997 em Seia - foram igualmente marcos importantes para o desporto regional, uma vez que nunca o distrito da Guarda havia recebido uma competição desportiva com tantos intervenientes, tantos espectadores e tantos atletas de primeiríssimo nível.

Outras competições de vulto que a Associação de Atletismo da Guarda tem organizado são as que se integram no quadro competitivo do Agrupamento de Associações de Atletismo das Beiras, do qual a AAG faz parte. A este nível foi organizado o Campeonato Regional de Juniores de Pista em 1999 que envolveu 245 atletas e os Campeonatos de Corta - Mato de 1993 e 1998.

Convém ainda registar a colaboração com o Desporto Escolar e com o Inatel, de que resultou um Campeonato Nacional de Corta-Mato do Inatel em 1998 e em todas as competições de atletismo do desporto Escolar realizadas desde 1998, das quais sobressai um Torneio Regional de Pista e todos os Corta-Matos CAE que anualmente envolvem várias centenas de jovens estudantes.

Foi nestas condições deploráveis que durante 18 anos se disputaram competições de atletismo de pista na Guarda. A Pista de Atletismo do Estádio Municipal raramente apresentou boas condições de manutenção e os materiais a maior parte das vezes apresentavam sinais de degradação bem visíveis

Voltar
Topo 
© 2006 Associação de Atletismo da Guarda - Email: aaguarda@aag.pt
Produção: Dom Digital - Sugestões: webmaster@domdigital.pt