Associação de Atletismo da Guarda
Notícias
Instituição
Regulamentos
O Atletismo na Guarda
Calendário de Competições
Clubes
Recordes/Ranking Distrais
Biografias
Artigos Técnicos
ContactosLinks
Notícias

Notícias

Arquivo: Edição de 16-10-2005

SECÇÃO: Noticias

06 Outubro 2006
Agrupamento das Beiras

Breve História do Agrupamento

foto
Com o propósito de dar resposta às necessidades do Atletismo em regiões geográficas com características semelhantes, na época de 1986/1987 as Associações de Atletismo de Aveiro, Coimbra, Leiria e Santarém, associaram-se num Projecto comum com a designação de “Zona Oeste”.
Neste Projecto inicial desenvolveram-se diversas acções de D.T.R.’s com o único fim de se Organizarem as primeiras actividades conjuntas, donde salientamos, entre outras, o “Torneio de Velocidade, Saltos e Barreiras”, o “Torneio de Lançamentos” e o “Torneio de Meio-Fundo e Fundo”.
Na época de 1988/1989 juntaram-se a esta Zona as Associações de Viseu e da Guarda (que integravam um outro Projecto designado por “Zona Nordeste”) e Castelo Branco.
Na época seguinte - 1989/1990 – é apresentado à Federação Portuguesa de Atletismo o primeiro Projecto designado “Projecto de Desenvolvimento Inter-Associações”.
Se nos primeiros anos de existência, a estrutura deste Projecto assentou mais na parte Técnica em que a actividade se resumia à realização de Competições, posteriormente ela passou a ser acompanhada mais de perto pelos respectivos Órgãos Directivos que passaram a intervir directamente no funcionamento da Estrutura, para discussão de Projectos, Orçamentos,…
Só em estreita colaboração esta zona geográfica poderia valorizar e desenvolver o seu Atletismo, incentivando e proporcionando melhores condições, quer a nível Técnico quer Administrativo. Na época de 1991/1992 Santarém passou a integrar o Projecto da “Zona Sul”, tendo as restantes Associações continuado associadas agora com a designação de “Zona Centro”.
Em 1993 e por proposta do então Director Técnico Regional da A.A. Guarda - Prof. José Costa - a Estrutura passou a designar-se por “Agrupamento de Associações das Beiras”.
Desde 1996 passou a denominar-se, simplesmente, por Agrupamento das Beiras.


Por: Associação de Atletismo da Guarda

Utilidades

Imprimir Artigo
Comentar Artigo
Enviar por Email
Adicionar Favoritos

 

© 2006 Associação de Atletismo da Guarda - Email: aaguarda@aag.pt
Produção: Dom Digital - Sugestões: webmaster@domdigital.pt