Associação de Atletismo da Guarda
Notícias
Instituição
Regulamentos
O Atletismo na Guarda
Calendário de Competições
Clubes
Recordes/Ranking Distrais
Biografias
Artigos Técnicos
ContactosLinks
Notícias
Voltar

Director Técnico Regional de Saída


07/04/2003

José CostaNa Assembleia Geral da Associação de Atletismo da Guarda, realizada em 28 de Março, foi, dado conhecimento que o Director Técnico Regional da Associação de Atletismo da Guarda, Professor José Costa abandonará o cargo em 31 de Agosto próximo, cargo que ocupou durante 20 anos consecutivos.
Esta comunicação foi realizada pelo próprio, o que apanhou de surpresa a maioria dos presentes na citada Assembleia. O professor José Costa, agradeceu toda a colaboração que ao longo destas duas décadas lhe foi prestada por dirigentes, treinadores, atletas juizes e outros agentes, lamentando que tal não tenha acontecido com alguns, que sempre lhe dificultaram o desempenho das suas funções. No entanto referiu que sempre se dedicou o máximo e tudo fez para que o atletismo no distrito da Guarda crescesse e se desenvolvesse.

José Costa foi praticante de montanhismo e atletismo durante alguns anos, tendo abandonado a carreira aos 26 anos para se dedicar à Associação de Atletismo da Guarda, numa altura em que esta Associação passava por uma crise existencial, tendo nos anos seguintes conseguido, juntamente com a Direcção, implantá-la definitivamente.
José Costa tem o Curso do Magistério Primário (professores do 1º ciclo) e uma licenciatura em Educação Física e faz parte da equipa de Formadores de Juizes de Atletismo da IAAF e de Monitores e de Treinadores de Atletismo da Federação Portuguesa de Atletismo. Ao longo dos anos em que foi DTR da AAG participou em mais de 100 Acções e Cursos de Formação em todo o território nacional e ainda em Moçambique, Guiné e Espanha. Acompanhou a selecção nacional de Juvenis de Atletismo em competições diversas em 6 ocasiões.
O seu nome fica ainda ligado
Realizou uma breve incursão pelo treino de atletismo sendo responsável pela obtenção de 3 títulos de campeão nacional de sub-23 e um de juvenis e ainda por outros 4 títulos de vice-campeão. A ele fica ligada, a realização dos Campeonatos Nacionais de Corta Mato Feminino em Gouveia em 1989, do Campeonato Nacional Masculino de Corta Mato na Guarda em 1990 e do Campeonato Nacional de Corta Mato em 1997, em Seia. Foi ainda o responsável pelo lançamento e direcção das três primeiras edições do Meeting de Atletismo da Guarda e foi o responsável pala concepção e actualização do site da Associação de Atletismo da Guarda na Internet.
José Costa é Sócio Honorário da Associação de Atletismo da Guarda, Juiz de Mérito da Federação Portuguesa de Atletismo, tendo ainda sido alvo de diversas distinções ao longo dos anos mais recentes. É autor de diversos trabalhos e publicações de que se destacam: Guia Prático de Atletismo, Plano Estratégico para o Atletismo da Guarda, O Clube de Atletismo, Dossier de Atletismo. Faz também parte do GRCAJ (Grupo de Reflexão e Coordenação do Atletismo Juvenil) no seio da Federação de Atletismo.

 

Voltar
Topo 
© 2006 Associação de Atletismo da Guarda - Email: aaguarda@aag.pt
Produção: Dom Digital - Sugestões: webmaster@domdigital.pt