Associação de Atletismo da Guarda
Notícias
Instituição
Regulamentos
O Atletismo na Guarda
Calendário de Competições
Clubes
Recordes/Ranking Distrais
Biografias
Artigos Técnicos
ContactosLinks
Notícias

Notícias

Arquivo: Edição de 16-10-2005

SECÇÃO: Noticias

Elementos Multimédia Projecto MegaSprinter/2006 .Ficheiro Acrobat Reader Ficha Técnica sobre Partida alta .Ficheiro Acrobat Reader Tabela de Referência para os 40m .Ficheiro Acrobat Reader Documento Orientador - MegaSprinter Fase Nacional/2006 .Ficheiro Acrobat Reader 

20 Março 2006
MegaSprinter na Guarda

foto
"A Escola em alta Velocidade"

foto
A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular/Desporto Escolar (DGIDC/DE estabeleceram e levaram a efeito, no Ano Lectivo transacto, uma feliz e eficaz parceria - a primeira alguma vez realizada em Portugal - numa procura de rentabilizar meios e interesses comuns: população alvo, instalações desportivas, material desportivo, ...

Surgiu na altura o MegaSprinter - “a Escola em alta Velocidade” - da responsabilidade da Federação Portuguesa de Atletismo – Sector de Velocidade e Estafetas – do Ministério da Educação/Desporto Escolar e do Comité Olímpico de Portugal, com a responsabilidade a nível local das Coordenações Educativas e das Associações Distritais de Atletismo.

O projecto MegaSprinter desenvolve-se em torno da velocidade, uma qualidade física fundamental no desenvolvimento motor da criança/jovem, transversal à prática de quase todas as actividades desportivas.

O projecto é apadrinhado por Francis Obikwelu Vice-Campeão Olímpico, em Atenas/2004, na prova de 100 metros planos com o tempo de 9,86 segundos. A sua prestação nestes Jogos constituiu o momento ideal para a promoção do Atletismo, mais concretamente da disciplina de Velocidade.

O MegaSprinter operacionaliza-se pela realização de provas de velocidade de 40 metros, bem como de dois tipos de estafetas, uma para o escalão de infantis e outra para os escalões de iniciados e juvenis.

Esta actividade visa abranger toda a população estudantil dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, em 5 escalões etários, masculinos e femininos, dos 10 aos 18 anos, direccionando-se a um público alvo de cerca de 800 mil alunos de 1300 Escolas Nacionais.

Este projecto decorrerá ao longo de 4 anos, tendo-se iniciado no ano passado, em cada um dos quais serão realizadas 4 fases – Turma, Escola, Regional e Nacional, com o objectivo de apurar os alunos mais velozes do País.

Depois da realização das Fases Turma e de Escola realizar-se-á na manhã do próximo dia 28 de Março, na Pista de Atletismo do Estádio Municipal da Guarda, a Fase Regional - Coordenação Educativa da Guarda. Nesta Fase participarão os dois melhores alunos de cada escalão etário e sexo, de cada Escola aderente ao Projecto.
Este Torneio apurará os dois melhores alunos de cada escalão etário e sexo que irão representar a Coordenação Educativa da Guarda na Fase Nacional, a realizar no dia 06 de Maio de 2006 na Pista de Atletismo do Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António.

Os tempos obtidos pelos milhares de alunos participantes nas fases de Coordenação Educativa (CE) e Nacional foram conducentes à elaboração do Ranking Nacional 2004/2005 e da Tabela de Referência, uma mais valia de carácter pedagógico para os Docentes de Educação Física.

Motivar e sensibilizar os alunos para a prática da velocidade e estafetas, captar jovens talentos nesta área e actualizar a Tabela Nacional de referência para a velocidade de 40 metros, já existente, serão os grandes objectivos desta actividade.


Consulte o Projecto MEGASPRINTER/2006, em ficheiro anexo (pdf), e descubra os vários itens desta Mega acção, designadamente:

- Escalões Etários
- Actividades
- Calendarização das Actividades
- Regulamento
- Sistema de Apuramento
- Normas Obrigatórias para 2005/2006
- Protocolo das Provas
- Actividades Complementares / Fase CE e Fase Nacional
- Fichas de Apoio à Actividade


Consulte, ainda, em ficheiros anexos ( pdf ),

- Ficha Técnica sobre Partida alta
- Tabela de Referência para os 40m
- Documento Orientador - MegaSprinter Fase Nacional/2006


Escolas aderentes da Coordenação Educativa da Guarda:

- Agrupamento de Escolas de Almeida
- Agrupamento de Escolas de Trancoso
- E.B. 2 de Gouveia
- E.B. 2 de Pinhel
- E.B. 2,3 da Sequeira - Guarda
- E.B. 2,3 de Santa Clara - Guarda
- E.B. 2,3 de Tourais/Paranhos - Seia
- E.B. 2,3 de Vila Franca das Naves - Trancoso
- E.B. 2,3 do Sabugal
- E.B. 2,3 Dr. Abranches Ferrão - Seia
- E.B. 2,3 Dr. Reis Leitão - Loriga - Seia
- E.B. 2,3/S de Fornos de Algodres
- E.B. 2,3/S de Vilar Formoso
- E.B. 2,3/S Sacadura Cabral - Celorico da Beira
- Escola Evaristo Nogueira - S. Romão
-Escola Secundária de Seia
- Escola Secundária/3º do Sabugal
- Escola Secundária/3º de Figueira de Castelo Rodrigo
- Externato Nossa Senhora de Fátima - Manteigas
- Externato Secundário do Soito
- Outeiro de S. Miguel - Guarda


Consulte informações e resultados do MegaSprinter - Fase C.E. Guarda neste site em "Calendário de Provas" ou em:
http://www.aag.pt/agenda/evento.asp?idevento=162


Página Oficial do MegaSprinter em: http://www.fpatletismo.pt/dtn/velocidade_estafetas/index.htm


Fotos da Final Nacional de 2005, que se realizou em Óbidos em 30 de Abril

foto

foto

foto






Por: António Alberto Moreira Fragoso

Utilidades

Imprimir Artigo
Comentar Artigo
Enviar por Email
Adicionar Favoritos

 

© 2006 Associação de Atletismo da Guarda - Email: aaguarda@aag.pt
Produção: Dom Digital - Sugestões: webmaster@domdigital.pt