Associação de Atletismo da Guarda
Notícias
Instituição
Regulamentos
O Atletismo na Guarda
Calendário de Competições
Clubes
Recordes/Ranking Distrais
Biografias
Artigos Técnicos
ContactosLinks
Notícias

Notícias

Arquivo: Edição de 01-10-2014

SECÇÃO: Noticias

Elementos Multimédia Regulamento, Programa/Horário Campeonato Nacional Corta-Mato Curto e Masters/2015 .Ficheiro Acrobat Reader 

26 Fevereiro 2015
Campeonatos Nacionais de Corta-Mato na Guarda

Parque Urbano do Rio Diz-Guarda, 07 Março 2015

foto
 Clique na imagem para a aumentar.
Pela quarta vez no historial da Associação de Atletismo da Guarda e pela segunda vez a cidade mais alta de Portugal vai acolher no próximo dia 07 de Março de 2015, o Campeonato Nacional de Corta-Mato na sua versão curta.
Em 1989 a cidade de Gouveia foi a anfitriã do Campeonato Nacional de Corta-Mato para atletas femininos. Em 1997 a concelho de Seia, mais concretamente o aeródromo de Pinhanços foi o palco escolhido para a realização do Campeonato Nacional de Corta-Mato, já numa versão modificada que englobou atletas femininos e masculinos.
Entretanto, em 25 de Fevereiro de 1990 disputou-se o 67º Campeonato de Portugal de Corta-Mato só para atletas masculinos na cidade da Guarda, nos terrenos onde hoje está instalado o Parque Urbano do Rio Diz, os quais na altura tinham um figurino diferente e que abrangiam terrenos agrícolas. Foram consagrados na Guarda, entre outros, em Juvenis José Freitas (BV Montemor-O-Novo) com o hoje veterano celoricense Paulo Gomes, um ícone do atletismo nacional, a ser 12º com as cores do CDC Pinheiro-Guarda; em Juniores sagrou-se Campeão Nacional Germano Neves (SL Benfica) com uma promessa do atletismo senense, na altura, Júlio Figueiredo em representação do CDC Seia a sagrar-se Vice-Campeão Nacional; em Veteranos António Riscado foi o Campeão Nacional e em Seniores, a prova rainha, muito disputada até à linha de meta, com vários atletas de nível e especialistas em corta-mato a ficarem separados por escassos segundos, sagraram-se Campeão e Vice-Campeão Nacionais os gémeos Castro (Domingos e Dionísio, respectivamente) em representação do Sporting CP com Carlos Monteiro, envergando as cores do SL Benfica, a fechar o pódio.

Juniores/1990, Júlio Figueiredo 2º
 Clique na imagem para a aumentar.
Juniores/1990, Júlio Figueiredo 2º
Para além, da realização do Campeonato Nacional de Corta-Mato Absolutos Curto, da responsabilidade da Federação Portuguesa de Atletismo, irão disputar-se entre as 09h30’ e as 13h15’ do dia 07 de Março, no Parque Urbano do Rio Diz-Guarda, uma série de outros Campeonatos Nacionais de Corta-Mato da responsabilidade de outras instituições, que no global abrangerão cerca de 2 000 participantes. Teremos o Campeonato Nacional de Corta-Mato do Desporto Escolar, para atletas Infantis, Iniciados e Juvenis; o Campeonato Nacional de Corta-Mato Universitário, da responsabilidade da Federação Académica do Desporto Universitário, e o Campeonato Nacional de Corta-Mato para atletas Masters, da Associação Nacional de Atletismo Veterano.

Estamos pois, mais uma vez, perante um evento desportivo de atletismo que vai trazer à cidade dos 5 efes os melhores especialistas Nacionais de Cross da actualidade, entre os quais se perspectiva um grande despique no sentido de valorizarem o estatuto que detêm.

A realização destes Campeonatos na cidade da Guarda ficará a constituir um marco relevante no atletismo distrital e um eminente contributo para a divulgação das condições que a nossa região possui para a prática da modalidade, não só em termos de realização, mas também em termos de treino e preparação.
Se a realização destes eventos é motivo de orgulho para todos, em especial para a Associação de Atletismo da Guarda, não deixa contudo de ser um momento alto no panorama desportivo regional o qual não deixará de se reflectir no incentivo a futuras iniciativas. Há capacidade de programar e realizar, existem excelentes condições naturais, pelo que é de toda a justiça proporcionar às gentes do nosso distrito competições como esta.

Os resultados brilhantes alcançados por atletas distritais permitem uma perspectiva de optimismo em termos do atletismo distrital o qual escreve no próximo dia 07 de Março mais uma importante página do seu historial.

Vamos procurar não defraudar ninguém e com o apoio dos guardenses, das gentes das beiras, estamos certos que conseguiremos fazer da realização destes corta-matos uma grande festa do Atletismo Nacional. Iremos ter um excelente nível de participação com os melhores atletas e equipas nacionais pelo que esperamos poder contar com a presença de todos para dar maior brilhantismo a este evento.

foto
 Clique na imagem para a aumentar.

foto
 Clique na imagem para a aumentar.













Para mais informações, consulte: http://www.fpatletismo.pt/pt/1508/campeonato-nacional-de-corta-mato-curto


Por: António Alberto Moreira Fragoso

Utilidades

Imprimir Artigo
Comentar Artigo
Enviar por Email
Adicionar Favoritos

 

© 2006 Associação de Atletismo da Guarda - Email: aaguarda@aag.pt
Produção: Dom Digital - Sugestões: webmaster@domdigital.pt