Associação de Atletismo da Guarda
Notícias
Instituição
Regulamentos
O Atletismo na Guarda
Calendário de Competições
Clubes
Recordes/Ranking Distrais
Biografias
Artigos Técnicos
ContactosLinks
Notícias

Notícias

Arquivo: Edição de 16-10-2004

SECÇÃO: Noticias

Elementos Multimédia Ficha de Registo de Resultados do MegaSprinter/Fase Escola .Ficheiro Acrobat Reader Ficha de Inscrição no MegaSprinter/Fase C.E. .Ficheiro Acrobat Reader Projecto MegaSprinter .Ficheiro Acrobat Reader 

01 Março 2005

foto
Mega Sprinter na Guarda

"A Escola em alta Velocidade"

Na sequência da Medalha de Prata de Francis Obikwelu nos Jogos Olímpicos de Atenas/2004 a Federação Portuguesa de Atletismo e o Ministério da Educação estabeleceram um protocolo, por um período mínimo de 4 anos - o correspondente a um Ciclo Olímpico - para a realização de um evento para detecção de novos valores na área da velocidade a nível Nacional.
Surge assim o Mega Sprinter - “a Escola em alta Velocidade” - da responsabilidade da Federação Portuguesa de Atletismo – Sector de Velocidade e Estafetas – do Ministério da Educação/Desporto Escolar e do Comité Olímpico de Portugal, com a responsabilidade a nível local das Coordenações Educativas e das Associações Distritais de Atletismo. Trata-se de um Festival Desportivo de carácter competitivo associado a outras iniciativas de motivação e sensibilização dos jovens para a prática da velocidade. Para além disso a Federação Portuguesa de Atletismo pretende implementar o Dia Nacional da Velocidade, associado à realização da final deste evento.
Este Projecto destina-se aos jovens até aos 16 anos, de ambos os sexos, que frequentam os 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário e irá envolver cerca de 800 mil alunos de 1300 Escolas Nacionais. É constituído por provas de 40 metros e provas de Estafetas com carácter lúdico.

Encontra-se repartido por 4 fases. Numa primeira Fase a nível de Escola houve Torneios intra-turmas e inter-turmas, através dos quais os Professores de Educação Física seleccionaram os dois melhores atletas por escalão e sexo para representarem a sua Escola na Fase Coordenação Educativa da Guarda num Torneio Inter-Escolas, aberto a todas as Escolas, o qual está agendado para a manhã do dia 07 de Março, na Pista de Atletismo do Estádio Municipal da Guarda. Este Torneio apurará os dois melhores por escalão e sexo que irão representar a Coordenação Educativa da Guarda na Fase Nacional, a realizar no dia 30 de Abril na Pista de Atletismo de Óbidos.
Na Fase Nacional estarão envolvidas as 22 Coordenações Educativas Nacionais e contará com a presença do Padrinho do evento Francis Obikwelu, Recordista da Europa de 100m e Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Atenas/2004.
Por fim, os 5 melhores alunos da Fase Nacional, por escalão etário e sexo, serão convocados pelo sector de Velocidade e Estafetas da Federação Portuguesa de Atletismo para um Estágio de aperfeiçoamento para alunos e respectivos Professores de Educação Física.

Serão milhares os alunos a nível Nacional que terão oportunidade de participar neste projecto, envolvidos nas diferentes Fases.


Escolas aderentes da Coordenação Educativa da Guarda:
- Agrupamento Escolas Trancoso
- E.B.2,3 S. Miguel - Guarda
- E.B.2,3 Dr. Abranches Ferrão - Seia
- E.B.2,3 Dr. Reis Leitão - Loriga
- E.B.2,3 Sequeira - Guarda
- E.B.2,3/Sec. Aguiar da Beira
- E.B.2,3/Sec. Celorico Beira
- E.B.2,3 de Vila Nova de Tázem
- Escola Regional da Cerdeira
- Escola Sec./3 Figueira Castelo Rodrigo
- Escola Sec/3 Afonso Albuquerque - Guarda
- Escola Sec./3 Sabugal
- Escola Sec./3 Sé - Guarda
- Escola Sec./3 Trancoso
- Externato Secundário Soito

Consulte o Projecto MEGASPRINTER, em ficheiro anexo ( pdf ), e descubra os vários itens desta Mega acção, designadamente:

- Escalões Etários
- Actividades
- Calendarização das Actividades
- Regulamento
- Sistema de Apuramento
- Protocolo das Provas
- Actividades Complementares / Fase C.E. e Fase Nacional

Consulte, ainda, em ficheiro anexo ( pdf ),

- Ficha de Inscrição no MegaSprinter
- Ficha de Registo de Resultados do MegaSprinter

Consulte informações e resultados do Mega Sprinter - Fase C.E. Guarda neste site em "Calendário de Provas" ou em:
http://www.aag.pt/agenda/evento.asp?idevento=92

Página Oficial: www.megasprinter.pt ou http://www.fpatletismo.pt/dtn/velocidade_estafetas/index.htm


Por: António Alberto Moreira Fragoso

Utilidades

Imprimir Artigo
Comentar Artigo
Enviar por Email
Adicionar Favoritos

 

© 2006 Associação de Atletismo da Guarda - Email: aaguarda@aag.pt
Produção: Dom Digital - Sugestões: webmaster@domdigital.pt