Associação de Atletismo da Guarda
Notícias
Instituição
Regulamentos
O Atletismo na Guarda
Calendário de Competições
Clubes
Recordes/Ranking Distrais
Biografias
Artigos Técnicos
ContactosLinks
Notícias

Notícias

Arquivo: Edição de 16-10-2006

SECÇÃO: Noticias

Elementos Multimédia Programa-Horário .Ficheiro Acrobat Reader Proposta Programa de Provas dos Escalões Jovens .Ficheiro Acrobat Reader 

19 Outubro 2006
III Encontro Nacional de Atletismo Juvenil - ENAJ III

"Programa de Provas dos Escalões Jovens"

foto
Com Organização do Departamento de Formação da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação de Atletismo de Setúbal e o Apoio da Câmara Municipal de Palmela e da SECIL, realiza-se no próximo dia 28 de Outubro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, o III Encontro Nacional de Atletismo Juvenil (ENAJ III), cujo tema central é o "Programa de Provas dos Escalões Jovens".

O Atletismo como modalidade olímpica por excelência e pioneira no desenvolvimento da metodologia do treino desportivo, não pode ficar indiferente à evolução da sociedade, às múltiplas e diversificadas alternativas que são oferecidas aos jovens, nem às suas aspirações.

Sendo a competição um dos factores mais importantes para cativar os jovens para a prática de uma modalidade desportiva, essa competição terá que ser fácil, atraente e motivante para que os jovens não abandonem precocemente essa modalidade.

"Todos sabemos a enorme importância que o Programa de Provas que integra o calendário competitivo dos escalões mais jovens (Infantis, Iniciados e Juvenis), assume na formação dos atletas dessas idades, dado que irá condicionar de forma decisiva todo o processo de treino da maioria dos nossos treinadores.
Assim, ao definirmos as distâncias nas provas de velocidade, meio fundo e marcha, as distâncias e alturas das barreiras, os pesos dos engenhos, ou a organização das provas combinadas, temos de ter a consciência que essas decisões vão estar na base da formação dos nossos atletas.

Nesse sentido, a Direcção Técnica Nacional e alguns Directores Técnicos Distritais, realizaram uma análise ao actual Programa de Provas dos escalões mais jovens, verificando se o actual modelo cumpre os objectivos para o desenvolvimento dos atletas desses escalões, e também fazendo uma comparação com Programas de Provas de outros Países, com o objectivo de verificar se há alterações que devam ser introduzidas sempre com o objectivo de melhorar a formação dos nossos atletas.

O Programa de Provas que agora lhes apresentamos é o resultado dessa análise e do trabalho de vários treinadores, e o que na opinião da Direcção da F.P.A. e da Direcção Técnica Nacional, melhor serve – com os condicionalismos actuais – o desenvolvimento e a formação dos nossos atletas Infantis, Iniciados e Juvenis."

A apresentação pública destas alterações ao Programa de Provas efectuar-se-á no decorrer do ENAJ III.
Em documento anexo (pdf) encontra-se a proposta de alteração ao actual Programa de Provas e a justificação técnica para todas as alterações propostas.
Podemos encontrar, igualmente, em anexo (pdf) o desdobrável com o Programa-Horário.


A formação de treinadores, dirigentes e juizes é um factor importante na procura de novas soluções, surgindo este Seminário como uma oportunidade para a apresentação e debate de novas ideias.


O III Encontro Nacional de Atletismo Juvenil é aberto a Treinadores e Monitores de Atletismo, Professores de Educação Física e Dirigentes.
Os interessados devem enviar as suas inscrições para a Associação de Atletismo de Setúbal até ao dia 24 de Outubro através do Fax: 265 523 436 ou do Email: asas@net.vodafone.pt
A participação no ENAJ III tem um custo de inscrição de 5,00 €, com direito a toda a documentação.
Na inscrição, deve ser mencionado o nome, contacto e situação na modalidade.


Por: Associação de Atletismo da Guarda

Utilidades

Imprimir Artigo
Comentar Artigo
Enviar por Email
Adicionar Favoritos

 

© 2006 Associação de Atletismo da Guarda - Email: aaguarda@aag.pt
Produção: Dom Digital - Sugestões: webmaster@domdigital.pt