Associação de Atletismo da Guarda
Notícias
Instituição
Regulamentos
O Atletismo na Guarda
Calendário de Competições
Clubes
Recordes/Ranking Distrais
Biografias
Artigos Técnicos
ContactosLinks
Notícias

Notícias

Arquivo: Edição de 16-10-2006

SECÇÃO: Noticias

Elementos Multimédia Ficha de Inscrição - Torneio Mega/2007 - Fase C.E. .Ficheiro Acrobat Reader Projecto Mega/2007 .Ficheiro Acrobat Reader Ficha Técnica sobre Partida alta .Ficheiro Acrobat Reader Tabela de Referência para os 40m .Ficheiro Acrobat Reader 

29 Janeiro 2007
Torneio Mega/2007

MegaSprinter e MegaSalto

foto
Numa iniciativa conjunta da Federação Portuguesa de Atletismo e do Ministério da Educação/Desporto Escolar vão realizar-se, pelo terceiro ano consecutivo, todas as fases constituintes do MegaSprinter, que este ano tem também incluído o MegaSalto (Salto em Comprimento) e o MegaQuilómetro.

O MegaSprinter é um projecto organizado no âmbito de um protocolo estabelecido entre o Ministério da Educação e a Federação Portuguesa de Atletismo. Este projecto conta ainda com o apoio de vários organismos, nomeadamente Escolas, Coordenações Educativas, Associações Distritais de Atletismo, Centros de Formação e Autarquias.

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular / Desporto Escolar (DGIDC/DE) levaram a efeito, nos últimos dois Anos Lectivos, uma parceria conjunta, na procura de rentabilizar meios e interesses comuns: população alvo, instalações desportivas, material desportivo, recursos humanos…

A enorme adesão a nível Nacional, de Escolas, Professores e Alunos, ao MegaSprinter, logo na primeira Edição, aumentada na Edição seguinte, é elucidativa do trabalho de cooperação realizada entre essas instituições, constituindo-se como um forte incentivo a continuar, se possível ainda com mais entusiasmo, empenho e dedicação, neste novo Ano Lectivo de 2006/07.

Os tempos obtidos na distância de 40 metros pelos milhares de alunos participantes nas Fases Coordenação Educativa (CE) e Nacional, permitiram a elaboração de uma Tabela de aferição da qualidade dos resultados, constituindo-se como uma mais valia de carácter pedagógico para os docentes de Educação Física que tantas vezes solicitam este tipo de apoio.

Francis Obikwelu
 Clique na imagem para a aumentar.
Francis Obikwelu
Enquadrar e acompanhar os jovens talentos já identificados nos anos anteriores, é outra das tarefas que nos propomos levar a efeito, este ano, em conjunto com os Centros de Formação de Atletismo da FPA, as Escolas de referência em Atletismo da DGIDC/DE, bem como ainda junto das Associações Distritais de Atletismo.

Instituído que está no Programa do Desporto Escolar, é pretensão das entidades envolvidas no MegaSprinter aumentar a participação dos alunos pelo que importa elevar a adesão do maior número de Escolas e de Docentes de Educação Física.


O Projecto MegaSprinter desenvolve-se tendo como referência a Velocidade, uma qualidade física fundamental no desenvolvimento motor da criança/jovem, transversal à prática de quase todas as actividades desportivas.

Naide Gomes
 Clique na imagem para a aumentar.
Naide Gomes
O Projecto é apadrinhado por Francis Obikwelu, Vice-Campeão Olímpico nos 100 metros, Campeão da Europa nos 100 e 200 metros e recordista da Europa nos 100 metros (9,86 segundos).
Este ano pretende-se introduzir uma prova complementar dentro do Projecto, o MegaSalto, apadrinhado pela atleta Olímpica Naide Gomes, e ainda um evento paralelo, o MegaQuilómetro, uma prova de resistência (1 000m), apadrinhada pelo atleta Olímpico Rui Silva e com Regulamento em documento próprio.

O Torneio Mega consta da realização de provas de Velocidade de 40 metros, bem como de dois tipos de Estafetas, uma para o escalão de Infantis e outra para os escalões de Iniciados e Juvenis, e uma prova de Salto em Comprimento que surge pela primeira vez integrada neste projecto como Actividade Complementar. Esta actividade visa abranger toda a população estudantil dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, em 5 Escalões Etários, masculinos e femininos, dos 10 aos 18 anos, direccionando-se a um público alvo de cerca de 600 mil alunos.

Este Projecto decorrerá ao longo de quatro Fases: Turma, Escola, Regional e Nacional, com o objectivo de apurar os melhores alunos do País.
Motivar e sensibilizar os alunos para a prática do Atletismo (Velocidade, Estafetas e Salto em Comprimento), apoiando os jovens mais talentosos nesta área, serão os grandes objectivos do Torneio Mega.


Depois da realização das Fases Turma e de Escola realizar-se-á na manhã do próximo dia 22 de Março, na Pista de Atletismo do Estádio Municipal da Guarda, a Fase Regional - Coordenação Educativa da Guarda. Nesta Fase participarão os dois melhores alunos na Velocidade e o melhor aluno no Salto em Comprimento, de cada Escalão Etário e Sexo, de cada Escola aderente ao Projecto.
Este Torneio apurará os dois melhores alunos na Velocidade e o melhor aluno no Salto em Comprimento, de cada Escalão Etário e Sexo, que irão representar a Coordenação Educativa da Guarda na Fase Nacional, a realizar no dia 05 de Maio de 2007 na Pista de Atletismo de Vendas Novas.
Entretanto, estão previstos a realização de uma Concentração de Zona para aperfeiçoamento, antes da Final Nacional, e um Estágio Nacional, no final.


Consulte o Projecto MEGA/2007, em ficheiro anexo (pdf), e descubra os vários itens desta Mega acção, designadamente:

- Escalões Etários
- Actividades
- Calendarização das Actividades
- Regulamento
- Sistema de Apuramento
- Normas Obrigatórias para 2006/20067
- Protocolo das Provas
- Actividades Complementares / Fase CE e Fase Nacional
- Fichas de Apoio à Actividade


Consulte, ainda, em ficheiros anexos (pdf),

- Ficha Técnica sobre Partida alta
- Tabela de Referência para os 40m


Consulte informações e resultados do Torneio Mega/2007 - Fase C.E. Guarda neste site em "Calendário de Provas" ou em:
http://www.aag.pt/agenda/evento.asp?idevento=228


Página Oficial do MegaSprinter em: http://www.fpatletismo.pt/dtn/velocidade_estafetas/index.htm


Por: António Alberto Moreira Fragoso

Utilidades

Imprimir Artigo
Comentar Artigo
Enviar por Email
Adicionar Favoritos

 

© 2006 Associação de Atletismo da Guarda - Email: aaguarda@aag.pt
Produção: Dom Digital - Sugestões: webmaster@domdigital.pt