Associação de Atletismo da Guarda
Notícias
Instituição
Regulamentos
O Atletismo na Guarda
Calendário de Competições
Clubes
Recordes/Ranking Distrais
Biografias
Artigos Técnicos
ContactosLinks
Notícias

Notícias

Arquivo: Edição de 16-10-2006

SECÇÃO: Noticias

Elementos Multimédia Desdobrável promocional do Trilho da Água .Ficheiro Acrobat Reader Desdobrável do 1º Trilho da Rota Natura .Ficheiro Acrobat Reader 

16 Julho 2007
Subida da Calçada Romana do Tintinolho

Percurso Pedestre da Rota Natura - Trilho da Água

foto
 Clique na imagem para a aumentar.
O Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal da Guarda Inaugurou no sábado, dia 14 de Julho de 2007, pelas 9 horas, o segundo Trilho de Percursos Pedestres Rota Natura - Trilho da Água, integrado no Projecto Rotas Natura. Promover o Turismo de Natureza e divulgar o Património Biológico do Concelho da Guarda, são os objectivos deste Projecto.

Este Percurso que faz a ligação entre o Chafariz da Dorna, na Guarda, e o Rio Mondego/Praia Fluvial de Aldeia Viçosa (com Bandeira Azul desde o passado dia 28 de Junho), percorrerá em sentido descendente a Calçada Romana do Tintinolho promovida pela Associação de Atletismo da Guarda com a realização da já tradicional Competição de Corrida em Montanha, com o mesmo nome. Passará pela Nascente do Rio Diz, Cruz da Faia, Castro do Tintinolho, Fonte de Mergulho da Ramalhosa, entre outros locais.
Com uma distância de 7 300m terá um grau de dificuldade baixo/moderado, uma vez que é sempre a descer conforme se pode observar através do perfil gráfico do percurso, e tem uma duração prevista de 3h para que os caminheiros possam desfrutar de todo o ambiente Histórico/Cultural/Paisagístico que envolve este Trilho.
foto
 Clique na imagem para a aumentar.

A Associação de Atletismo da Guarda é uma das Entidades que apoia este Projecto uma vez que já tem vindo a divulgar a Calçada Romana do Tintinolho a nível geral pelos Portugueses e em particular pelos Guardenses, com a realização da Subida com o mesmo nome e que já foi palco de duas Taças de Portugal e de um Campeonato Nacional de Corrida em Montanha, com uma Caminhada Pedestre sempre associada ao evento.

Refira-se a propósito que este Trilho está na memória dos Habitantes do Vale do Mondego uma vez que foi utilizado durante séculos por eles como o acesso mais curto e rápido à Cidade da Guarda.


Em anexo, em pdf, encontra-se o Desdobrável promocional do Trilho da Água editado pela Câmara Municipal da Guarda.

Informações sobre a Subida da Calçada Romana do Tintinolho no Site da A.A.G. ou directamente em: http://www.aag.pt/noticias/index.asp?idEdicao=53&id=1967&idSeccao=449&Action=noticia e http://www.aag.pt/agenda/evento.asp?idevento=240

foto
 Clique na imagem para a aumentar.

Por fim, uma alusão ao primeiro Trilho da Rota Natura que tem o seu início no mesmo local do Trilho da Água, no Chafariz da Dorna, e o seu término na Quinta da Maúnça. Com 12 200m e um Grau de Dificuldade Médio passa entre outros pontos de interesse pela Nascente do Rio Diz, Cruz da Faia, Barrocal, Alvendre, Ribeira de Massueime, Quinta Umbelina e João Bravo.
Desdobrável em anexo.

Todos estes Trilhos encontram-se devidamente assinalados, e estão disponíveis para quem os quiser frequentar.

Boas caminhadas.

foto
 Clique na imagem para a aumentar.

foto
 Clique na imagem para a aumentar.
















Por: Associação de Atletismo da Guarda

Utilidades

Imprimir Artigo
Comentar Artigo
Enviar por Email
Adicionar Favoritos

 

© 2006 Associação de Atletismo da Guarda - Email: aaguarda@aag.pt
Produção: Dom Digital - Sugestões: webmaster@domdigital.pt